Com o objetivo de despertar na população a consciência da necessidade e da responsabilidade social de doar órgãos, sangue e medula, será promovido pelas Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) dos Hospitais de Pelotas, a campanha de doação de órgãos “Doando com Arte”. Participam da campanha as CIDHOTTs do Hospital Universitário São Francisco de Paula, do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (FAU), da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e da Sociedade Portuguesa de Beneficência e pela Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE).

A campanha teve início ontem, com a divulgação da música tema no jornal do Almoço, da RBS TV e após a canção estará rodando nas rádios e na TV. A composição da música contou com a participação do cantor Joca Martins, que “emprestou” sua voz para a música tema da campanha e prestou total apoio a essa iniciativa.

Durante toda a semana de 21 a 27 de setembro está programada uma agenda repleta de atividades para fomentar a campanha. Seguindo a programação, sábado, dia 26, está programada uma caminhada intitulada “Caminhando pela vida, diga SIM a doação de órgãos!”, com ponto de partida ainda a ser definido pela comissão organizadora. A caminhada irá percorrer os principais pontos da cidade, divulgando a campanha, a fim de mostrar à população a importância da doação, para salvar vidas.

No domingo (27), será realizado um grande evento na Praça Dom Antônio Záttera, onde será distribuído material informativo sobre a campanha e realizada ações de conscientização para a sociedade. O Hemocentro de Pelotas também é parceiro da campanha e participará dessa ação, fazendo cadastro de medula.

Junto dessa ação será apresentado um desfile de moda, promovido pelo curso de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob a coordenação da professora e coordenadora do curso, Ligia Osório. Além da organização do desfile, os acadêmicos do curso foram responsáveis pela produção das camisetas oficiais da campanha, que serão apresentadas no desfile e posteriormente postas à venda. Ainda dentro da semana de celebração estão previstas palestras em escolas sobre a temática da doação.