A prefeitura, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) começam na quarta-feira (7) a campanha Doe Sangue.Doe Vida. O objetivo é aumentar a média diária de 30 doações para 50 – que seria considerada razoável para atender as necessidades básicas do Hemopel. A abertura oficial ocorre às 15h com uma coletiva para a imprensa, na sede do Hemopel.

As instituições parceiras esperam conseguir esclarecer dúvidas  e conscientizar a população sobre a doação de sangue. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, enfatiza o diretor do Hemopel, Guilherme Bergmann. O Hemopel é responsável pelo abastecimento do HUSFP/UCPel, do Pronto-Socorro de Pelotas, da Beneficência Portuguesa, do Hospital de Clínicas e de outros sete municípios da região: Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Herval, Pinheiro Machado, Piratini, Pedro Osório e Jaguarão.

Durante a campanha, cartazes serão afixados em escolas e Unidades Básicas de Saúde e panfletos serão distribuídos entre os estudantes e usuários dos postos. Também receberão material informativo as empresas parceiras do Hemopel e do HUSFP/UCPel, chamadas de Amigas do Chico. Instituições interessadas em receber o material devem entrar em contato pelos telefones  (53) 3225-7262 e 3222-3002, ou pelo e-mail hemopel@fepps.rs.gov.br .

O Dia Nacional de Doação de Sangue é comemorado em 25 de novembro. Para esta data, o Hemopel planeja um evento festivo, com distribuição de brindes aos doadores. Durante todo o ano as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 13h, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569.

Fonte: Diário Popular