A campanha de valorização da classe médica promovida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) foi apresentada no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) nesta quinta-feira (21). A ação, criada para celebrar o Dia do Médico, está sendo lançada em todas as cidades com delegacias do Simers no Rio Grande do Sul.

Recepcionado pelo diretor de Assistência do HUSFP, Edevar Machado, o vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski, destacou a importância destes profissionais nos mais diversos momentos da vida de seus pacientes. Ressaltou, ainda, o trabalho realizado pelos médicos no combate à pandemia de Covid-19.

Intitulada “Duas vidas, um só coração” – Valorize o Médico, Valorize a Vida, a criação da campanha foi motivada pelo resultado de uma pesquisa da entidade sobre atenção à saúde mental dos médicos na pandemia. Dentre outros resultados, cerca de 90% dos consultados apontaram a necessidade de se destacar a relevância desses trabalhadores para o bem-estar da população.

Além de reforçar a necessidade de valorização e reconhecimento, a ação defende outras questões, como melhores condições e estrutura de trabalho, seriedade na condução do Revalida (exame de reconhecimento de diplomas estrangeiros), respeito ao Ato Médico e garantia da autonomia do profissional no exercício do seu ofício, por exemplo.

Também participaram da atividade a diretora técnica do HU, Marcia Anderson, o diretor clínico do HU, Marcio Guerreiro, a coordenadora do Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia do HU, Francine Machado, o diretor do Centro de Referência em Nefrologia do HU, Franklin Barcellos.