O repouso é a melhor indicação para quem está debilitado, por isso, no ambiente hospitalar o silêncio é um fator importantíssimo para garantir uma boa qualidade de sono e de descanso para os pacientes.
Nesse sentido o HUSFP está desenvolvendo uma campanha interna para que as pessoas possam se conscientizar a respeito da importância de garantir o silêncio no hospital.
Todos os profissionais de saúde destacam que a tranqüilidade e um ambiente silencioso são primordiais para quem passou por um procedimento cirúrgico ou está em tratamento.
Manter o silêncio é uma tarefa que deve ser praticada por todos a todo instante: clientes, profissionais, familiares de pacientes, colaboradores. Algumas práticas são muito importantes para reduzir o ruído tais como, falar baixo, ajustar o volume do celular, ter cuidado ao andar com calçados de salto, diminuir o número de visitantes por quarto e redobrar os cuidados com o transporte de pacientes em macas e cadeiras de rodas, bem como, o transporte de alimentação e rotinas de higienização.
A colaboração de todos é fundamental, pois a prática do silêncio é uma atitude simples, mas que expressa respeito e solidariedade ao próximo.
Lembre-se: “O silêncio às vezes cura mais que qualquer remédio.”