Desde o início do ano, o Campus da Saúde do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) exige para atendimento do paciente com consulta marcada, o Cartão Nacional de Saúde ou Cartão SUS, sendo que para os casos de internação hospitalar e exames de alta complexidade, como tomografias e ressonâncias magnéticas, já era obrigatório apresentar o referido cartão.
Para fazer este documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam procurar o Centro de Saúde de Pelotas, que fica na rua Lobo da Costa, munidos dos seus documentos de identificação. Atualmente, são distribuídas 60 fichas de atendimento por dia no local, sendo que cada ficha possibilita o cadastro de até três pessoas.
Campus da Saúde
A Atenção Básica do Núcleo Ambulatorial do HUSFP, que fica na avenida Fernando Osório - 1586, compreende a Clinica Geral, Ginecologia e Obstetrícia e a Pediatria, cujo agendamento para consultas é feito DIARIAMENTE por telefone, enquanto há horários disponíveis para atendimento. A marcação das consultas, feita apenas por telefone, pode ser realizada através dos números (53) 2128.8505 e 2128.8506, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 16h às 17h.
UBSs
De acordo com informe divulgado pela Secretaria de Saúde (SMS), a partir de outubro deste ano todos os usuários do SUS deverão apresentar o cartão para consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo o secretário de Saúde de Pelotas, Francisco Isaías, atualmente 250 mil pessoas estão cadastradas pela SMS no Cartão SUS. Ele garante que, para atingir 100% da população, a partir da próxima semana, será aumentado o efetivo de funcionários responsáveis pelo cadastro e distribuição dos cartões no antigo Centro de Saúde.