A Ecosul (Empresa Concessionária de Rodovias do Sul) realizou a revitalização do espaço verde e a recuperação do pátio interno da Casa da Gestante do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP).

A empresa, com mais de 15 anos, criou o programa “Voluntariado Empresarial”, que além de ser um dos canais de relacionamento da Ecosul com a comunidade, promove a atitude solidária e pró ativa dos gestores e colaboradores, gerando benefícios para todos os envolvidos no programa. O Voluntariado Empresarial foi criado por um comitê de sustentabilidade, composto por colaboradores voluntários de diversas áreas da empresa.

A principal função da Casa da Gestante é abrigar gestantes de alto risco do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a redução da morbi-mortalidade (doenças e morte) materna e neonatal. O espaço possui 14 leitos, divididos em três quartos, e seis leitos localizados dentro do hospital.

A ação de revitalização da Casa da Gestante teve o objetivo de proporcionar para as futuras mamães, acompanhantes e familiares que frequentam o espaço, a possibilidade de aproveitarem um local agradável, tranquilo e relaxante, visando o bem-estar de quem por ali passa.

Para realizar as reformas, a Ecosul liberou seus colaboradores em horário de trabalho e disponibilizou todo o material e suporte necessários para a atividade, dentre tintas, plantas e ferramentas. A Ecosul conta com a parceria de organizações sociais locais, sempre cumprindo com seu papel de corresponsabilidade na construção de uma sociedade sustentável. Nesta ação, as empresas parceiras foram a VIARTE Sinalização e a RS Construções.

A recuperação da área verde existente no espaço contou com: corte de grama; supressão amoreira caída; poda de hibiscos; construção do suporte das parreiras; pintura/retirada de entulhos; instalação/construção de bancos com blocos de concreto; instalação de mesa com utilização de materiais alternativos; pintura do muro; pintura de bancos em madeira (já existentes); recuperação e ajardinamento de canteiros; corte de grama e poda de arbustos no pátio da frente; reparos em muretas de canteiros; instalação de varal; além da manutenção no corte de grama, de acordo com a necessidade da área.

Confira nas imagens o antes e o depois da área externa da Casa da Gestante do HU!