O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) em ação conjunta com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), preparou o Cenáculo para receber seus profissionais da área da saúde em quarentena. Desde o início da pandemia de COVID-19 o local serve de moradia para colaboradores que optam por fazer o isolamento social longe da família.

Há quatro meses o Cenáculo foi preparado para receber médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Com serviço de hotelaria completo, o local foi dividido em dois ambientes, um de isolamento para aqueles com sintomas ou que testaram positivo para COVID-19, que não necessitam de cuidados hospitalares e optam por fazer o isolamento longe da família. E outro, de cuidados preventivos, para quem escolhe utilizar o local como alojamento, pois tem em casa familiares do grupo de risco ou com dificuldades para manter o isolamento, como crianças.

Durante a estadia os hóspedes recebem suporte psicológico para manter suas rotinas diárias, “o apoio psicológico no momento em que o colaborador está no Cenáculo é importante, pois estão fragilizados e vulneráveis pelo isolamento da família, dos amigos, da sua rotina pessoal, então realizamos esse apoio no sentido de acolher, confortar, para que tenham com quem dividir as angustias, os receios, o medo do próprio momento em que estamos vivendo", relatou a coordenadora da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), a psicóloga Aline Duarte.

O Cenáculo permanece à disposição dos colaboradores da área da saúde do HU. Para se inscrever e se hospedar no alojamento, basta entrar em contato com a AGP pelo telefone 2128-8344 ou pelo e-mail gestaodepessoas@husfp.ucpel.edu.br.