As equipes da Central de Transplante do Rio Grande do Sul foram deslocadas até Pelotas esta semana para realizar captações múltiplas de órgãos simultâneas no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HU recebeu as equipes de Porto Alegre para captação de pulmão, rins, fígado e córneas.

Os dois procedimentos ocorreram na última quarta-feira (30) e mobilizaram ainda equipes da Organização de Procura de Órgãos (OPO5), as equipes do Bloco Cirúrgico, Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e Laboratório de Análises Clínicas do HU além do Banco de Olhos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel).

De acordo com a CIHDOTT é a primeira vez que as equipes realizam captações simultâneas no HU e avalia que as campanhas de sensibilização estão surtindo os efeitos desejados na comunidade local. “É perceptível que as famílias bem informadas são mais receptivas ao nosso contato. Por isso seguiremos com as campanhas informativas para sensibilizar a população sobre a importância deste sim", pontua a Enfermeira Viviani Aspirot.

Em todo Estado do Rio Grande do Sul mais de 1,3 mil pessoas aguardam na fila pelo transplante de órgãos. A CIHDOTT reforça sobre a importância de promover conversas familiares sobre a doação de órgãos, visto que no Brasil - de acordo com a legislação vigente - a família decide e precisa autorizar a doação.