O Centro de Referência em Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), há 2 anos participa da Iniciativa Gaúcha de Indicadores (IGI) que é promovida pela Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN), com a  finalidade de comparar os resultados assistenciais por meio de indicadores específicos em diálise, tomando como base as mais recentes diretrizes da área.
    Dentre as 23 clínicas de diálise do Rio Grande do Sul que participam da IGI, o nosso Centro de Referência em Nefrologia se destacou no controle de anemia para pacientes que sofrem de Doença Renal Crônica (IRC).
   No dia 26 de maio de 2012 ocorreu em Porto Alegre o Simpósio de Boas Práticas da IGI, onde se apresentou as estratégias utilizadas pela equipe multiprofissional do HUSFP para atingir os melhores resultados neste indicador.
   O Centro de Referência em Nefrologia do HUSFP foi representado pelo médico nefrologista, Gustavo Lemos Uliano, pela enfermeira nefrologista Márcia Helena Baltassare e a gestora hospitalar Ana Paula Urrutia.
   Para obterem um bom resultado neste indicador, O Centro de Referência em Nefrologia do HUSFP envolveu o paciente e equipe no tratamento. Repassando os resultados mensalmente de consultas médicas e exames, estratégias de controle da perda de sangue do paciente em diálise, consultas nutricionais e acompanhamento psicológico trabalhando aderência do paciente no tratamento.
    Segundo a Enfermeira Márcia, o convite oportunizou expor os métodos de controle da anemia na DRC, que significa o reconhecimento do trabalho realizado por toda equipe multiprofissional de Nefrologia do HUSFP, sempre buscando prestar uma assistência de qualidade ao cliente. “Um controle adequado da anemia favorece a melhora da qualidade de vida e diminui a morbidade e mortalidade do paciente”, conclui.
   O Médico Nefrologista, Gustavo Uliano, explica que é de suma importância a iniciativa da SGN em realizar um evento onde é possível refletir sobre as boas práticas em terapia dialítica, os modelos diferentes de gestão em saúde que conhecemos. Já que indicadores de qualidade em diálise refletem o gerenciamento da unidade bem como da instituição a que essa esta vinculada (exemplo disso é a presença de equipe multidisciplinar, a agilidade laboratorial, o acesso dos pacientes do setor aos serviços de saúde e aos medicamentos).
    “Ser reconhecido e avaliado como referência ao controle de anemia em nossa unidade significa que estamos caminhando sempre para um melhor modelo de gestão em saúde, processo que deve continuar”, ressalta.