Nesta sexta-feira (12) a equipe do Chico em Ação esteve no Calçadão da Andrade Neves, junto à farmácia Panvel, oferecendo diversos serviços de saúde. Foi uma tarde para proporcionar a aproximação do Hospital São Francisco de Paula da população de Pelotas.

Durante a atividade foram ofertados à comunidade serviços como verificação da pressão arterial, da taxa de glicose, Índice de Massa Corporal, além de dicas de saúde.

Carmen Cruz, 63, foi uma das pessoas que esteve no local e aproveitou para verificar a pressão e a glicose. A cuidadora de idosos diz que há anos não verificava o açúcar e aproveitou a oportunidade para uma checagem. Assim como ela, dezenas de pessoas participaram da atividade.

Para o sub-gerente da loja Panvel 52, Donavan Soares, a parceria com o hospital é muito importante para a rede. "Mostra o quanto damos importância à saúde da cidade". Por outro lado, Soares comenta que a campanha Troco Amigo possibilita ter a certeza de que a parceria foi acertada. "Não raro ouvimos como resposta de nossos clientes que vão ajudar o hospital em razão da qualidade do serviço prestado no local", comenta.

O Chico em Ação é uma atividade que ocorre todos os meses em vários pontos da cidade. O intuito é levar informações sobre saúde aos cidadãos. A iniciativa faz parte das ações sociais da instituição, que preza pela qualidade de vida das pessoas. O Hospital São Francisco de Paula é uma organização filantrópica que tem a missão de promover a saúde de forma humanizada. Mais de 80% dos seus atendimentos são prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao lado dos parceiros

Com a pandemia as ações ficaram suspensas, foram dois anos fora das ruas de Pelotas. A retomada do Chico em Ação ocorreu em setembro. Para este recomeço os locais escolhidos foram junto aos parceiros da instituição. A rede de farmácias Panvel é uma empresa “Amiga do Chico”. Há anos ela é responsável pela campanha “Troco Amigo”, na qual o cliente da farmácia durante suas compras é convidado a deixar um troco para o HUSFP. O saldo dessa ação já ajudou na compra de equipamentos, na reforma de unidades e em inúmeras demandas da casa de saúde.