Entre os dias 18 e 19 de maio, a gerente de risco do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Margot Lettnin Kaminski, participou do XI Encontro Nacional dos Gerentes de Risco da Rede Sentinela. O evento ocorreu em São Paulo e reuniu profissionais de todo o país com o objetivo de discutir os projetos que a Rede Sentinela – uma iniciativa da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - está colocando em prática, além de divulgar as novidades da área.

Conforme Margot, durante o encontro foi possível trocar experiências com outros hospitais, gerando novas ideias para implantação no HUSFP. Ela explica que, para a Instituição, os principais benefícios com a participação neste tipo de evento estão relacionados à identificação de formas mais eficazes para a realização de determinados processos, o que acaba refletindo na segurança dos serviços assistenciais. “É por meio de novas legislações e projetos que conseguimos manter nossas práticas atualizadas. Com esses encontros, é mais fácil identificar as metas a serem trabalhadas”, disse.

Margot revela ainda que agora o principal desafio do HUSFP é fortalecer a realização da "Cirurgia Segura", que consiste na verificação de um check-list no Centro Cirúrgico antes de cada procedimento. “Isto vai garantir que todas as informações relacionadas ao paciente, ao profissional e ao procedimento estejam corretas”, informou.