Segundo a médica, o Agosto Dourado reforça um cuidado que precisa estar presente o ano todo. “O período do aleitamento materno é de suma importância para o bebê. O leite materno é o alimento mais completo que podemos ofertar para o bebê. Além das questões nutricionais, temos toda a questão imunológica envolvida, ajudando a minimizar doenças e proteger de patologias mais graves. Fora isso, ajuda a fortalecer o vínculo do binômio mãe bebê”, disse.

No cotidiano da Semi-Intensiva e da UTI Neonatal, Dra. Marina vivencia de perto os desafios das mães que precisam enfrentar a internação de seus filhos. “O aleitamento materno de pacientes pré -termo é extremamente desafiador. Muitas vezes, principalmente na UTI, estamos com pacientes graves, instáveis e por vezes sem condições de receber leite materno ordenhado. Também realizar a ordenha manual para oferta do leite é outra dificuldade. No entanto, acolher essa puérpera, entender suas dificuldades na ordenha, seus medos e inseguranças é importante para o sucesso da amamentação. Depois, quando estáveis, estimulamos esses pacientes, tanto via oral quanto no seio materno, e é gratificante ver esse processo e o resultado da dedicação de todos os envolvidos, principalmente das mães tão dedicadas”, destaca.

Para ela, a campanha de conscientização também deve envolver toda a sociedade. “Amamentar é difícil, cansativo, exige de todos os envolvidos, mas muito gratificante ao mesmo tempo. Que para um bebê o leite materno é importante, ainda mais se falarmos de prematuros, quando pensamos em toda questão de imaturidade que eles apresentam. E sempre que possível, as mães podem nos ajudar com doações de leite materno. No nosso hospital temos uma sala de ordenha que serve como posto de coleta e este leite é encaminhado para o Banco de Leite onde passa por processos que viabilizam seu uso para os pré termos. E isso os auxilia e muito”, reforça.

O HUSFP, por meio de suas equipes multiprofissionais, se soma à campanha do Agosto Dourado, reafirmando seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar das mães e dos bebês.