Está aberta a Campanha "Doe Sangue. Doe Vida", promovida pela prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). A partir de amanhã (8), começa a distribuição dos fôlderes e a colocação dos cartazes de divulgação da campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A seguir, também serão afixados cartazes em ônibus urbanos, táxis, escolas e lojas “Amigas do Chico”, parceiras do Hemopel e do HUSFP/UCPel.

“Esperamos contar com todo o apoio possível dos meios de comunicação, a fim de conscientizar a população sobre a importância de um procedimento tão simples e nobre, como o ato de doar sangue, e assim conseguir manter a média diária de 50 doações diárias, necessária para suprir a demanda dos pronto socorros e hospitais abastecidos pelo Hemopel”, disse Bergmann, ao informar que normalmente a média de doações fica bem abaixo do ideal, em torno de 30 ao dia. Ele recorda que uma única doação pode salvar até quatro vidas.

O ponto vermelho, minúsculo, que aparece na primeira página do folder da campanha, simboliza “o único sinal que fica em você após doar sangue. E ele desaparece rápido. Em compensação, a marca que você deixa na vida de quem ajudou a salvar, fica para sempre”. O folder também aponta orientações básicas que devem ser seguidas pelos doadores antes e depois da captação, tais como estar na faixa dos 18 aos 65 anos e alimentar-se bem com salgados e ingerir bastante líquido após a coleta.

Participaram da solenidade de abertura da campanha, às 15h (7), na sede do Hemopel, o diretor do órgão, Guilherme Bergmann, o gestor de Relacionamento e Marketing do HUSFP/UCPel, Régis Pinto e Silva e a bioquímica responsável pela Agência Transfusional do Hospital Universitário, Thaís Garcia de Oliveira.

O Hemopel de Pelotas abastece o HUSFP, Pronto Socorro de Pelotas, Beneficência Portuguesa, Hospital de Clínicas e sete municípios da região: Arroio Grande, Herval, Jaguarão, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini e Santa Vitória do Palmar. Estão programadas pelo menos três ações de captação para outubro: coleta de sangue na Ecosul; no dia 17, em Santa Vitória do Palmar, coleta de amostra de medula óssea para o cadastro; no dia 24, coleta de sangue em Herval.

O Dia Nacional de Doação de Sangue é comemorado em 25 de novembro. Para esta data, o Hemopel planeja um evento festivo, com distribuição de brindes aos doadores. Durante todo o ano as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 13h, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo do Colégio Municipal Pelotense. Instituições interessadas em receber o material da campanha devem entrar em contato com o Departamento de Captação pelos telefones 3225-7262 e 3222-3002, ou pelo e-mail hemopel@fepps.rs.gov.br.

Fonte: SECOM
Foto: Jorge Gonçalves