A doação de órgãos é um tema bastante delicado por unir dois aspectos inerentes à condição humana: a vida e a morte. A vida, porque quem precisa de um órgão para sobreviver vê a doação como uma oportunidade. A morte, pois quem perde um ente querido e resolve doar os órgãos deste, não deixa de sentir a perda, que para outras pessoas representará um presente.

Tendo em vista estes aspectos, o São Francisco de Paula criou em abril de 2005 a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A comissão desempenha um trabalho importante e bastante ativo no que diz respeito à captação e distribuição de órgãos aptos para a doação, sem esquecer o amparo psicológico necessário às famílias que fazem parte do processo.

Só em 2009, foram realizadas duas captações de múltiplos órgãos e sete de córneas. Além disso, a comissão realizou, em parceria com as demais CIHDOTTs e a Associação Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE), um curso sobre o processo de doação, ministrado pelo médico Valter Garcia que proporcionou mais conhecimento para a equipe da CIHDOTT/HUSFP. “Tivemos ainda, a semana nacional e municipal para doação de órgãos e tecidos de 21 a 27 de setembro, cuja programação foi bem variada”, informou a coordenadora da comissão, a enfermeira Ivana Brum.

Presente de natal

Em 2009, o maior sucesso da equipe foi caso do jovem R.P.M, de 15 anos, que desde 2007 aguardava um transplante renal. Ele já havia sido chamado três vezes para possíveis transplantes em Porto Alegre, mas estes não se efetivaram. No entanto, a boa notícia finalmente chegou. No dia 21 de dezembro, R.P.M foi chamado para o tão sonhado transplante que ocorreu às 18h do dia seguinte, no Hospital Santo Antônio em Porto Alegre, o que, segundo a mãe do paciente, d. Marisa, veio “como um verdadeiro presente de Natal”.

Membros da Comissão

Enf. Ivana Duarte Brum (Coordenadora); Assist. Social Aline Wienke; Assist. Social Lorena Elias Nachtigal; Dr. Luciano Teixeira; Dr. Cláudio Zachia Alan; Dra. Nélida Medronha; Enfª. Camila Almeida; Enf. Alberto Luis Brum; Enfª. Mara Thurow; Enf. Alessandro Marques dos Santos; Enfª. Eliana Domingues; Enfª. Patrícia Cunha Brill; Enf. Oberti Galho Martins; Enfª. Letícia Gomes da Silva; Enfª. Bárbara Araújo Gheno; Enfª. Geruza Appel; Sup. Noturno Brenno Victória; Sup. Noturno Carlos Nachtigal; e o Téc. Seg. do Trab. Paulo Ricardo Medeiros.