Durante cerimônia realizada na manhã de hoje (28) no auditório Dom Antônio Zattera, aconteceu a posse oficial do comitê gestor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O comitê, composto pelo Diretor de Gestão, Eloi Tramontin; o Diretor Assistencial, Dr. Silvio Luis Souza dos Reis; e o Diretor Técnico, Dr. Ernesto Sousa Nunes, foi reconduzido à gestão do HUSFP - para o biênio 2010/2012 - pelo reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Alencar Mello Proença, que também foi reempossado oficialmente pelo chanceler da Universidade e bispo diocesano de Pelotas, dom Jacinto Bergmann.

Nos últimos dois anos, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) passou por uma reformulação no seu processo de gestão. O que antes era feito por apenas um diretor e um vice-diretor, em 2008 passou a ser feito por uma comissão de gestores formada por três diretores. Apesar de cada um ser responsável por uma área especifica, o objetivo era que os três gerissem o hospital juntos, em um trabalho integrado na busca da excelência em assistência e ensino na instituição.

Conforme o Diretor de Gestão do HUSFP, Eloi Tramontin, a manutenção desta gestão é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. “Vamos continuar trabalhando em busca de excelência e de uma maior segurança assistencial”, disse. Para o Diretor de Assistência, Dr. Silvio Luis Souza dos Reis, esta é uma oportunidade para que o comitê gestor dê continuidade aos projetos de melhorias para o hospital, tornando-o um complexo hospitalar auto-sustentável até 2012. “O trabalho do comitê está muito bem integrado e temos confiança de que continuaremos realizando uma gestão de qualidade, na busca de uma assistência cada vez mais integrada com o ensino e a pesquisa”, afirmou Reis.

O Dr. Ernesto Sousa Nunes, Diretor Técnico do Hospital e Diretor do Pronto Socorro de Pelotas, considera que estes dois anos de adaptação ao novo sistema de gestão do HUSFP, foram importantes e contribuíram de maneira decisiva para a integração dos três diretores. Ele revela que com o tempo, toda a equipe do “Chico” foi se adaptando e melhorando o trabalho oferecido. “Apesar das dificuldades que enfrentamos por este modelo de gestão ser muito novo para nós, conseguimos encontrar uma boa fórmula de trabalho e isto acabou se refletindo no todo, com melhorias no hospital, o que significa melhorias à comunidade”, afirmou.

Gestão 2008/2009

Durante este período, não só os envolvidos na gestão do hospital tiveram que se adaptar a este novo modelo de administração, mas também a equipe de colaboradores do “Chico” que passou por um processo de readaptação, através da realização de capacitações e cursos. Tudo para que a missão da instituição de promover a saúde de forma ética e humanizada, por meio da assistência integrada com o ensino e a pesquisa, saísse do papel e chegasse à população. Graças a este trabalho integrado, todo o complexo que compõe o HUSFP – que envolve desde o próprio hospital até os postos de saúde, atende hoje mais de 20 mil pessoas por mês com qualidade e responsabilidade social.

50 anos de UCPel

A UCPel completa, em 2010, 50 anos de existência com forte atuação na Região Sul. Aspecto destacado pelo Prefeito Municipal em Exercício, Fabrício Tavares. Tanto pelos serviços prestados à comunidade, principalmente na área de saúde, quanto pela formação dos profissionais que atuam no município. Tavares não deixou de fazer referência à gestão do Pronto-Socorro de Pelotas, assumida pela Católica no início do ano. “Quero fazer um agradecimento público. Tudo o que pudermos fazer vamos fazer para ajudar. Agradeço às pessoas que trabalham na Universidade e assim acreditam e fazem por Pelotas”, salientou.

Os desejos para o próximo biênio foram apresentados pelo Vice-Reitor, José Carlos Bachettini Júnior. A importância do planejamento como forma de construir o futuro foi a tônica. “Se cada um realizar a missão que lhe é confiada, com amor, com espírito de servir, com responsabilidade, viveremos no cotidiano da Universidade os valores cristãos. Convidamos a todos para partilharem do futuro da UCPel, alicerçado na qualidade, na sustentabilidade e na identidade cristã”.

O reitor da UCPel, Alencar Proença, fez da oportunidade uma forma de prestar contas dos dez anos em que está à frente da UCPel. O aumento de mais de 63% da área construída da instituição, reconhecimentos dos cursos de Mestrado e Doutorado, a superação das ações trabalhistas e a recuperação do Hospital Universitário foram elementos abordados por Proença. O reitor também agradeceu o apoio recebido. “Muito obrigado a todos e a cada um daqueles que, conosco, tornaram possível tudo o que, de bom, aconteceu na Católica de Pelotas”, encerrou.