Uma comitiva formada por membros da Universidade Católica de Pelotas e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) visitou o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPuc BioHub), em Porto Alegre. O grupo foi recepcionado pelo professor Rafael Batista, da Escola de Ciências da Saúde e também coordenador do BioHub. No local foram tratados futuros projetos, com previsão de uso das instalações e estrutura das duas universidades. Também participou o médico Geraldo Aguiar, da Gestão de Projetos e Inovação do Hospital Ernesto Dornelles (HED).

“É uma atividade de troca muito interessante, de ajuda na integração e de troca de experiências e de conhecimento. Esse fomento de parcerias faz parte da melhoria do processo acadêmico e de assistência. Por isso sempre buscamos esse tipo de parceria e de contato”, explicou o pró-reitor acadêmico da UCPel, professor Ezequiel Megiato.

Integraram o grupo da UCPel, além do pró-reitor acadêmico, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel, professor Adriano de Assis, o diretor geral do HUSFP, Márcio Slaviero, e o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Fábio Castro Neves.

A UCPel e o HED possuem acordo voltado ao desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde desde março de 2021. O HUSFP e a empresa de tecnologia SISQUALIS também integram a parceria, que tem por objetivo disseminar o uso, o ensino e o treinamento em tecnologia avançada.

O HED possui um Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, focado em ações conjuntas que priorizam a experiência do paciente, desenvolvido em parceria com o Tecnopuc BioHub. A parceria com a UCPel, maior escola médica do Rio Grande do Sul, e HED busca criar soluções que agreguem valor ao atendimento assistencial.