Nos dias 13 e 14 de novembro ocorre o 4º Congresso Brasileiro de Médicos Católicos. Com o tema "Vocação e Missão do Médico Católico" o evento será híbrido e reunirá representantes de mais de 14 Associações Diocesanas de Médicos Católicos, além de grupos médicos católicos e lideranças médicas e eclesiais brasileiras.

A programação científica ocorrerá na modalidade presencial e online, com atividades de Conferências, seguidas de debate, Mesas Redondas com múltiplos participantes e Colóquios, com sustentação oral dos debatedores.

Após 20 anos do último evento, Brasília sediará o encontro. O evento presencial será na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Asa Norte de Brasília, cujo auditório tem capacidade para mais de 300 participantes e oferece ambiente arejado e consonante às normas sanitárias vigentes.

A temática do Congresso envolve apresentações com ênfase na atuação do médico católico na atenção à saúde, na docência, em sua responsabilidade social, na defesa e promoção da vida, nos temas médicos contemporâneos e complexos, nas questões atinentes ao início e ao fim da vida, com abordagem bioética personalista. Haverá ainda programação científica dirigida aos estudantes de Medicina, além de debate sobre o papel das Associações de Médicos Católicos.

Entre os temas abordados está: Papel das Associações de Médicos Católicos, Missão do Médico Católico na assistência, docência e pesquisa; Dignidade da Pessoa Humana; Cientificismo e Espiritualidade; Testemunho Vital e Cuidados no Final da Vida; Saúde Mental do Médico; Cuidando do Cuidador Iluminado pela Logoterapia; Qualidade de Vida à Luz da Espiritualidade; Agravos sanitários emergentes e reemergentes e Cuidando da Vida da Concepção a Morte.

No dia 12 haverá acolhida dos inscritos e Santa Missa de abertura, seguida de Solenidade de Abertura. A expectativa é que por ocasião do Congresso seja fundada a Associação Brasileira de Médicos Católicos.

Mais detalhes sobre o Congresso, assim como as inscrições estão disponíveis em congresso.medicoscatolicos.com.br/