O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) é Amigo da Criança e está engajado na Campanha Agosto Dourado, para sensibilização sobre a importância do aleitamento materno. Mas na prática, você sabe o que acontece de diferente no HU?

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pela Unicef e Organização Mundial da Saúde. Entre os cerca de 8mil hospitais existentes no Brasil, apenas 324 são certificados com o selo. Nossos colaboradores são capacitados regularmente para garantir o melhor atendimento às mamães e bebês do HU. E tem mais...

1- O HU possui uma política de aleitamento materno que é rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

2- Todas as gestantes são informadas sobre os benefícios da amamentação e como amamentar.

3- As mulheres são incentivadas a iniciar a amamentação assim que o bebê nasce, ainda na sala de parto, e orientadas a identificar os sinais do bebê que, incrivelmente, demonstra o interesse em ser amamentado.

4- No pós-parto as mães são ajudadas a encontrar a melhor posição para amamentar e como fazer para que o bebê abocanhe a mama corretamente, sem causar dor. A equipe ajuda as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento, colocando os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto.

5-Além disso, a equipe de acolhimento também ensina a realização da ordenha manual para manter a produção de leite caso, por algum motivo as mamães estejam separadas do bebê.

6- As puérperas são estimuladas a amamentar em livre demanda, ou seja, todas as vezes que o bebê quiser e pelo tempo que o pequeno desejar, sem ter que obedecer períodos determinados para mamadas.

7- A separação da mãe e o bebê é evitada, garantindo que mães e recém-nascidos permaneçam juntos na totalidade do tempo. As equipes utilizam soluções criativas para manter a dupla sempre junta.

8- A equipe de profissionais evita a prescrição de fórmulas e outros leites, adotando regras rigorosas para as exceções. A prioridade é o leite materno, padrão ouro para alimentação de bebês.

9- O HU veta o uso de mamadeiras ou chupetas dentro da maternidade e utiliza somente copinhos para os recém-nascidos que necessitam apoio na alimentação. Os profissionais ainda orientam os pais sobre o uso de bicos artificiais, após a alta hospitalar, esclarecendo os prejuízos do seu uso.

10- O HU incentiva o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida da criança e sua continuidade até 2 anos ou mais, garantindo rede de apoio à amamentação.