Você sabe o que é a Sepse? Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção generalizada. A sepse é uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos ou até à morte, quando não descoberta e tratada rapidamente.

Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), um estudo aponta que a Sepse atinge 400 mil pessoas em nosso país, sendo que 50% vão a óbito e, dependendo da região, esse índice pode chegar a 70% dos doentes com sepse.

Grande parte do alto índice de mortalidade e morbidade da sepse vem do desconhecimento da população sobre os sintomas e a gravidade, além de dificuldade no reconhecimento por parte dos profissionais de saúde.

Mais de 60 países se mobilizam para criar ações de conscientização sobre essa síndrome, que mata anualmente mais 300 milhões de pessoas em todo o mundo!
No mês de Outubro o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) também aderiu a campanha Sobrevivendo à Sepse, participe você também!