Nesta quinta-feira (3), às 15h, ocorre a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) União dos Bairros. Resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o espaço contará com atendimento multiprofissional e ajudará a suprir a demanda da comunidade do Jardim do Prado, na Zona Norte do município. O espaço foi construído com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Com a iniciativa, a comunidade da região passará a contar com o atendimento de mais uma equipe que se organiza por meio da Estratégia em Saúde da Família (ESF). O grupo será responsável pelo acompanhamento das famílias que residem no local. Por meio de ações focadas na promoção e prevenção da saúde, as equipes Saúde da Família são compostas por diversos profissionais da área. Cada grupo conta, no mínimo, com médico de família, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários.

Este é mais um espaço de atuação para os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia e, no próximo semestre, acolherá, também, alunos do curso de Odontologia. A UCPel ficará responsável pelo grupo de profissionais que atuará no local, da mesma forma que ocorre nas Unidades dos bairros Py Crespo, Fátima e Pestano. A UBS União dos Bairros fica localizada na rua 1, sem número, Jardim do Prado, na Zona Norte do município.