Integrantes das invernadas Mirim e Mini-mirim do CTG Sinuelo do Sul apresentaram-se, ontem (21), na Pediatria do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Com o objetivo de oferecer uma vivência tradicionalista, alusiva às comemorações da Semana Farroupilha, a visita alegrou a manhã dos pequenos pacientes e acompanhantes.

A colaboradora do hospital, Ana Maria Vieira dos Santos, do setor de Higienização, é mãe da 1ª Prenda da 26ª Região Tradicionalista Emily dos Santos Soares, de 10 anos. Emily dançou com os colegas de invernada e também fez uma bela exibição tocando gaita, motivo de orgulho para a mãe que acompanhou orgulhosa a apresentação da filha e dos colegas.

As invernadas apresentaram as danças "Maçanico", "Xote Carreirinha" e "Pezinho". Além das danças folclóricas, o grupo declamou versos, visitou os pacientes e realizou atividade pedagógica, coordenada pela Pedagogia Hospitalar do HUSFP.

O CTG Sinuelo do Sul é formado por membros do Colégio Municipal Pelotense: alunos, professores, funcionários e seus familiares, tendo em vista desenvolver atividades artísticas, culturais, campeiras e recreativas, como parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho, incluindo não só integrantes da escola, mas toda a comunidade pelotense.

O nome do CTG faz referência ao modo como é conhecido o boi mais antigo de uma fazenda: Sinuelo (gado manso). O boi, que conhece o caminho de volta para a fazenda, carrega um sino no pescoço, guiando assim o rebanho.