Nos dias 23, 30 e 31 de março, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou a primeira edição do ano do Curso de Brigada de Incêndio, previsto nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR-23) e nas Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR- 14276) especificas para Brigadas de Incêndio. O curso é considerado muito importante, pois os participantes aprendem a lidar com as mais variadas situações possíveis de serem enfrentadas no local de trabalho e até mesmo em casa.

Durante o curso, ministrado pelos técnicos em Segurança do Trabalho, Eduardo dos Santos Nunes, Igor Macedo de Barros - Combate a Incêndio, e Gleice Conceição Brum - Primeiros Socorros, os colaboradores do Hospital, selecionados para a ocasião, tiveram aulas teóricas e práticas de prevenção e combate a incêndio. Eles aprenderam a usar os equipamentos de combate a sinistro, como extintores e mangueiras, além de terem aulas de primeiros socorros, onde aprenderam as técnicas de imobilização e transporte da vítima, entre outras.

Conforme Nunes, o curso, que formou uma nova equipe de Brigadistas de Incêndio para o HUSFP, obteve pleno êxito. “O curso foi muito bom, pois conseguimos chamar a atenção dos participantes e obter o máximo de participação destes”, afirmou. Ele explica ainda que para a seleção dos setores participantes é realizado um cálculo que leva em conta o setor, número de colaboradores e turno de trabalho. “Após, emitimos um comunicado para as gerências responsáveis pelos setores solicitando a indicação de colaboradores para participarem do curso”.

Está prevista a realização de mais nove edições do curso em 2010. Você encontra os dias e horários dos próximos cursos no site do hospital - www.husfp.ucpel.tche.br, no link Agenda de Eventos. Para mais informações ligue 2128.8352.

Colaboradores participantes

Júlio Cesar Amaral Mourão, Lilian Schulz Norenberg, Alda Maria Pedroso Garcia, Ana Cândida Lopes Corrêa , Bianca Contreira de Jung, Celso Dalnei Araújo Botelho, Daiane Dutra Mendes, Elisangela Santos de Lima, Maria Cristina V. Gregório, Patricia de Azevedo Duarte, Vinicius Nei Kopf, Darlene Rosa de Almeida e Alexander Messa Parada.