O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou nesta terça-feira (9) a primeira e única edição de 2021 do Curso de Gestantes. Suspensa há dois anos em razão da pandemia da Covid-19, a atividade marcou a retomada da ação que tem o intuito de levar informações às futuras mamães.

Diferente as edições anteriores, esta foi dirigida exclusivamente às pacientes da Casa da Gestante. Os cursos aberto à população ainda seguem suspensos. Ao longo do dia foram abordados diversos temas _ da gestação aos cuidados com os bebês. As mamães também participaram de uma sessão de fotos.

Daniele Lemos, 33, foi uma das participantes. Com 34 semana de gestação e à espera do primeiro filho ela conta que a experiência foi muito boa. “Consegui tirar várias dúvidas, inclusive sobre amamentação, que eu tinha receio de não ter como amamentar”, comenta.

O curso é organizado pelo Núcleo de Aleitamento Materno. De acordo com a enfermeira Silvana Tuchtenhagen a ideia é fornecer orientação às gestantes sobre a nova fase que elas enfrentarão. O curso conta com a participação multiprofissional. “É um bate-papo com psicólogas, médicas e assistentes sociais sobre temas do dia a dia, como orientações obstétricas, a aceitação da gestação, os direitos assegurados por lei das mulheres e seus filhos”, explica a enfermeira.

O próximo curso deve ocorrer só no ano que vem e é provável que seja novamente focado nas pacientes da Casa da Gestante.