Fotos Jéssica Moraes

A deputada Juliana Brizola (PDT) esteve nesta sexta-feira (19) no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Acompanhada de correligionários e recebida pela direção da casa de saúde, anunciou o repasse de R$ 100 mil ao Hospital. O projeto de lei integra a proposta de orçamento do governo gaúcho 2022, previsto para ser votado no final deste ano _ a peça orçamentária já passou pela Comissão de Finanças. Por se tratar de saúde, uma despesa prioritária da gestão Eduardo Leite (PSDB), a estimativa da parlamentar é que o recurso esteja disponível ainda no primeiro semestre do ano que vem.

O recurso é uma verba de custeio e vai contribuir para atender ao menos parte das muitas demandas que a casa de saúde tem. Durante o encontro, o diretor de Assistência do HUSFP, Edevar Machado Júnior, comentou sobre as dificuldades históricas percorridas pelas instituições filantrópicas em decorrência de distorções da tabela SUS e agravada recentemente ao longo desses quase dois anos de crise sanitária, quando os custos hospitalares tiveram forte aumento, principalmente pelos custos de materiais e medicamento.

Machado agradeceu o repasse, destacando que este tipo de verba é fundamental quando se tem receitas insuficientes. O gestor frisou que os atendimentos no local chegam a 80% SUS e que a receita está esgotada, enquanto na outra ponta as despesas seguem cada vez maiores. “É um desequilíbrio grande e embora pareça pouco, este tipo de emenda traz uma boa solução”.

Para a deputada, a pandemia escancarou a importância da saúde na sociedade, a valorização da área e dos profissionais se tornou imprescindível. “Sei que o recurso que destinamos aqui hoje pode não ser muito alto, afinal, deputados estaduais não possuem emendas, mas acho importante o gesto também para mostrar como nós consideramos crucial o trabalho que a instituição desempenha”. Juliana Brizola também agradeceu a receptividade e comemorou a oportunidade de poder destinar o valor ao HUSFP. “Pelotas é uma cidade importantíssima no nosso estado, e o São Francisco de Paula está dentro desse universo e merece atenção. Fico muito feliz de poder fazer essa destinação. Saibam que podem contar comigo e meu gabinete sempre que necessário”.

Também participaram do encontro o diretor de Gestão do HUSFP, Maurício Karini, o professor e ex-vereador Marcus cunha (PDT), a presidente do Sindisaúde, Bianca de D'Carla e a jornalista e integrante do PDT, Mabel Teixeira.