O deputado estadual Fernando Marroni (PT) esteve nesta quinta-feira (28) no Hospital São Francisco de Paula para formalizar o repasse de R$ 200 mil à casa de saúde. A verba para custeio faz parte das emendas parlamentares propostas por Marroni na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. Recebido pela direção do HUSFP, durante o encontro o parlamentar também defendeu a necessidade de correção da tabela SUS.

O recurso que será aplicado na aquisição de medicamentos e materiais médicos possibilita, segundo o diretor de Assistência do HU Edevar Rodrigues Machado Júnior, um maior fôlego à instituição. “É de conhecimento público que a pandemia trouxe um incremento no custo hospitalar muito vultoso. Haja visto que alguns insumos e medicamentos sorveram majoração de 1500 à 4000% em relação ao praticado no período pré-pandemia. Mesmo hoje, com algum recuo de preços, não voltamos nem próximo aos patamares dos anos anteriores".

Machado também fez questão de lembrar ao parlamentar, que no passado foi prefeito de Pelotas, o volume de atendimentos SUS realizado pelo São Francisco de Paula. Conforme o gestor, na casa de saúde o SUS está presente em cerca de 80% de todo o serviço ofertado.

Ao defender a necessidade de uma correção no valor da tabela SUS (valores pagos pela União aos hospitais pelo serviço prestados) que há quase 20 anos não é reajustada, Marroni citou que a pandemia trouxe luz à importância e fortalecimentos do SUS. O parlamentar também argumentou que embora o recurso destinado não resolva todos os problemas que a instituição enfrenta, vão ajudar nos projetos mais urgentes. Marroni também garantiu que seguirá trabalhando em prol dos pelotenses e de todos os gaúchos.

O encontro contou ainda com a participação do diretor de Gestão do Hospital, Maurício Karini.