Milhares de pessoas, que transitavam pelo calçadão ontem (7) a tarde, puderam comemorar, junto com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), o Dia Mundial da Saúde. O CMS promoveu uma ação que reuniu diversas instituições de saúde de Pelotas e se estendeu das 8h às 18h. Durante as atividades, os participantes receberam material de divulgação sobre as campanhas da Secretária Municipal de Saúde (SMS) e do Departamento de Vigilância Ambiental, além de contarem com os serviços do Ônibus do Hemopel que fez coleta de material para o banco de doadores de medula óssea do município e exames de glicose.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) foi um dos parceiros da ação e ofereceu verificação de pressão e distribuiu materiais de divulgação sobre as ações desenvolvidas pelo Hospital. Integraram a ação também apresentações de capoeira, dos corais da Escola Luiz Braille e do CAPS Escola e da Banda do Exército.

A ação ofereceu serviços de vacinação contra o H1N1. Ao longo do dia, cerca de 500 pessoas receberam a vacina contra a Influenza A (H1N1) no posto móvel instalado no calçadão. O Conselho realizou também uma pesquisa de satisfação dos usuários em relação aos serviços de saúde da cidade.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti, o objetivo da ação foi divulgar a data e as ações na área de saúde que estão sendo desenvolvidas no município e, também, o trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho de Saúde. Segundo ele, neste ano o CMS participa como articulador principal, mas espera-se que a atividade se transforme em uma rotina no município. “A ideia é de que nos próximos anos o Dia Mundial da Saúde esteja na agenda local não apenas para o CMS, mas para a SMS e outros órgãos e entidades que trabalham ou fazem parte da saúde local”, afirmou.

O Conselho Municipal de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde fica na Casa dos Conselhos na rua Três de Maio, 1060, sala 203. O atendimento é feito diariamente das 8h às 17 horas sem fechar ao meio dia, sendo que as reuniões do conselho, abertas a comunidade, ocorrem quinzenalmente no Auditório da Casa dos Conselhos. Mais informações pelo telefone (53) 3227.6555, pelo e-mail cmspel@hotmail.com ou no site www.cmspel.org.br.