A direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) recebeu a visita do professor médico Roni Quevedo, coordenador dos programas Vi-Vendo, Fumo Zero e UCPel Mais Saudável, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O objetivo do encontro foi de incluir de modo mais efetivo junto aos colaboradores e familiares dos que atuam na casa de saúde pautas antitabagistas e de testes de visão através da ferramenta conhecida como Tabela de Snellen.

O teste de visão, oferecido dentro do programa Vi-Vendo da UCPel, tem como alvo preferencial crianças de cinco a 14 anos, com dificuldades de acesso a esse tipo de exame. O HUSFP está organizando ambulatório de atendimento do programa Vi-Vendo, com foco em seus colaboradores e familiares.

Fumo Zero

Quevedo relata que abandonou o cigarro há mais de 12 anos, depois de se conscientizar dos malefícios, não apenas para quem fuma, mas também para aqueles que se vêem obrigados a conviver com fumantes. “Parar, no meu caso, foi um processo fácil. Mas nem sempre é assim. Conheci nesse tempo pessoas que fumam tanto, a ponto de em um dos casos uma senhora acordar de duas em duas horas por conta desse vício”, relatou.

O médico e professor, que se dedica também ao tratamento com homeopatia, foi recebido pelo diretor do HUSFP, Márcio Slaviero.