Na tarde de quarta-feira (07) o Salão de Atos da reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi palco da cerimônia que oficializou a doação de equipamentos da fabricante de insumos e equipamentos médicos hospitalares Lifemed ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A solenidade, que marcou o Dia Mundial da Saúde, recebeu, além de representantes das três Instituições, vários empresários da região e a imprensa local.

Foram doados dez monitores multiparamétricos “Lifetouch” e duas Bombas de Seringa “LF Inject”. “Quando a Católica assumiu o Pronto Socorro, fiz, publicamente, uma manifestação, apelando para a necessidade da colaboração direta e efetiva da classe empresarial para atender, ao menos, as necessidades mais urgentes. Hoje, estamos presenciando mais um importante ato que explicita a responsabilidade social de uma empresa”, destacou em seu discurso, o reitor da Católica, Alencar Mello Proença.

Segundo o diretor geral do PSP, doutor Ernesto Sousa Nunes, a chegada do material veio em boa hora. “Fazia falta. Em relação aos monitores, por exemplo, o Pronto Socorro precisava de 13 e tinha apenas quatro. Vai ajudar muito”, declarou. O diretor disse ainda que outras colaborações são bem-vindas. “Gostaríamos que outras instituições e empresas seguissem o exemplo da Lifemed. O Pronto Socorro é a entrada de toda a emergência da Zona Sul. E, um dia, todos poderão passar pelo local”, destacou.

Para o diretor de gestão do HUSFP, o administrador Eloi Tramontin, a doação realizada pela Lifemed é a materialização do conceito de responsabilidade social. “Responsabilidade é ação e a Lifemed moveu-se para realizar algo em prol da comunidade onde está inserida. Isto é um digno exemplo a ser seguido pelas empresas da região”, afirmou.

Ele explica ainda que vai ser criado um conselho, formado por representantes do empresariado local, comunidade, colaboradores e equipe médico/assistencial do PSP, que ficará responsável pela decisão de onde e como investir e de que forma tornar público as ações geradas para o Pronto Socorro de Pelotas. “Assim garantiremos uma maior transparência ao processo e deixando claro que o PSP é responsabilidade de todos, já que atende a todos sem distinção”.

O presidente da Lifemed S.A., Franco Pallamolla, explicou o engajamento e chamou a comunidade a também abraçar a causa do PSP. "O Pronto Socorro de Pelotas é um patrimônio de todos. E ele está agonizando. Não é hora de buscar culpados. É hora de buscar soluções de curtíssimo prazo", afirmou. Ele aproveitou a ocasião para lançar uma campanha em prol do PSP. “Em breve, vamos lançar uma campanha que exigirá a união de todos os setores da sociedade e conto com a participação de todos neste trabalho para qualificar o PSP”.

Orayl Barcellos de Araújo, coordenador do grupo de voluntários Pronto-Socorro Solidário, representou as pessoas físicas que já fazem a sua parte em prol de melhorias na Instituição. Emocionado, Barcellos disse sentir-se tremendamente gratificado por perceber os frutos de um trabalho que objetiva qualificar cada vez mais o atendimento à saúde pública. “É nosso irmão que sofre. Eu peço: não fechem os olhos, venham em nosso auxílio, porque vocês são a base para o crescimento que Pelotas precisa para, como uma fênix, levantar das cinzas”, disse.

Tecnologia que salva vidas

A partir de agora, a comunidade de Pelotas e Zona Sul será beneficiada com monitores de sinais vitais e bombas de seringas para medicações controladas, equipamentos que fazem do município, o único do Brasil a contar com o tipo de tecnologia que os novos equipamentos oferecem. O monitor multiparamétrico “Lifetouch” doado é o primeiro monitor de sinais vitais brasileiro que permite visualizar sete parâmetros simultâneos. A tela, de 10.4" polegadas, é colorida, de alta resolução e com sistema operacional touch screen.

Já a bomba de seringa “LF Inject”, da qual foram doadas duas unidades, foi desenvolvida para realizar a infusão por via parenteral (medicamentos) ou enteral (dietas). A bomba é compatível com diversos tipos de medicações e pode ser utilizada em UTI´s, centros cirúrgicos e enfermarias. Com uma programação simples, permite um manuseio seguro e correto, o que otimiza o tempo de preparo do equipamento e reduz os gastos com soluções.