A depressão na mulher e a repercussão deste quadro entre seus familiares é o tema central do estudo do qual a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participará junto a outras quatro instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco, Portugal, Espanha e Uruguai.
O evento que estabeleceu a intenção de realização do trabalho ocorreu em Recife, no último fim de semana. Representando a UCPel, estiveram presentes o reitor Alencar Proença e os professores do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento Ricardo Silva e Ricardo Pinheiro.
A idéia é que a própria Católica de Pelotas, que apresentou o projeto ao Grupo de Psicologia da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), esteja à frente da coordenação do estudo, junto com a Universidade de Comillas, localizada em Madrid. As demais instituições – universidades católicas Portuguesa, de Pernambuco e do Uruguai – colaborarão com pesquisas sobre as características da depressão em seus respectivos campos de atuação.
“Nossa expectativa para a execução deste projeto multicêntrico é a melhor possível, já que todas as universidades envolvidas são centro de referência no trabalho científico”, comentou o professor Ricardo Pinheiro, ao salientar que o estudo deve ter início ainda neste ano.
Com informações da UCPel