Pela primeira vez, o setor de Educação Assistencial do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) oferece capacitação no formato de ensino a distância (EAD) para seus colaboradores. “A pandemia modificou nossa maneira de trabalhar e viver, mas o hospital segue com sua rotina. Por isso, a educação, a capacitação e o reforço sobre o nosso propósito quanto Hospital Amigo da Criança é de suma importância para garantir o cuidado com qualidade", comenta a enfermeira Silvana Tuchtenhagen, que ministrou a atividade sobre amamentação em conjunto ao setor de Educação Assistencial.

Cerca de 300 colaboradores se inscreveram nesta primeira capacitação EAD oferecida pelo HUSFP, sendo destinada aos colaboradores que prestam assistência ao binômio mãe-bebê no Núcleo Materno Infantil, no Centro Cirúrgico, convênios, UBS gerenciadas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e ambulatórios do Campus da Saúde. A partir do dia 21 de setembro, os acadêmicos do curso de Enfermagem da UCPel também devem realizar a atividade.

O conteúdo, embasado em informações do Ministério da Saúde e em artigos científicos atuais, está disponível na plataforma Moodle através do Portal do Colaborador. Possui certificação de quatro horas e abrange os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, a portaria 1.153/2014 responsável por redefinir o cuidado humanizado para a mulher e a normativa NBCAL referente à comercialização de substitutos do leite humano, chupetas e mamadeiras.

O curso reforça o compromisso do HUSFP enquanto Hospital Amigo da Criança. “Nosso diferencial é a promoção e o incentivo ao aleitamento materno, garantindo que mãe e bebê recebam atendimento e informações de qualidade quanto ao tema, desde o pré-natal até as consultas de puerpério", explica Silvana. Conforme a boa aceitação inicial, mais capacitações em EAD devem ser oferecidas aos colaboradores.