A manhã desta quinta-feira (10) foi de muita emoção e alegria nos corredores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A apresentação do musical infantil “Pedro e o Lobo”, com Quinteto de Sopros formado por profissionais participantes do I Festival Internacional Sesc de Música, movimentou o setor pediátrico do hospital.
“Esta ação é importantíssima, pois vai bem ao encontro do trabalho de humanização do atendimento que já desenvolvemos com as famílias”, explica a chefe do Serviço de Pediatria e coordenadora do Núcleo de Pediatria do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Luíza Novaes. No momento do espetáculo, mães, crianças e funcionários ficaram atentos à história contada com sons de fagote, flauta, trompa, clarinete e oboé. A mãe de Pedro, de um ano e um mês de idade, Graciele da Silva Lopes aprovou a iniciativa: “Eu adorei, é legal a gente ter uma atividade diferente como esta, pois estamos há 23 dias já internados e a música traz alegria pra gente”. O músico Adolfo Almeida Júnior, que conduziu o oboé, entende que a música deve ir até as pessoas e que ações como estas devem ser ampliadas. “A música irradia, toma conta dos espaços, por isso é importante estarmos não só nos locais tradicionais, como os teatros, mas também ir até às pessoas que precisam. Acredito que a música consegue tirar, mesmo que por um momento, estes pacientes da tensão que vivem em relação às suas enfermidades”, afirma o músico.
“A música transporta as pessoas para um mundo de imaginação, desencadeia criatividade e emoção. E nós hoje precisamos seres humanos com estas habilidades, até mesmo para enfrentar as dificuldades e a música tem essa capacidade”, conclui Luíza.
Além das crianças, pacientes adultos foram surpreendidos com os sons do violino de Gean Veiga. Passando por alguns dos quartos, ele interpretou canções como “Brasileirinho” (Waldir Azevedo) e “Como é grande o meu amor por você” (Roberto Carlos) e emocionou o público.
Sobre o I Festival Internacional Sesc de Música – O evento acontece entre os dias 6 e 19 de fevereiro, em Pelotas, na região sul do Estado. Música de Concerto, Instrumental e Jazz ocupa diversos pontos da cidade. Músicos de sete diferentes países estão reunidos nesta primeira edição do festival, que traz uma programação artística com 38 espetáculos, divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, apresentações do núcleo de inclusão cultural, além de mais de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas por professores brasileiros e de países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e França.
O Festival, realizado pelo Sistema Fecomércio-RS, por meio do Sesc, tem o apoio institucional da Prefeitura de Pelotas e apoio cultural do Expresso Embaixador, UFPEL/Conservatório de Música, Universidade Católica, Sedac (Secretaria de Cultura do Estado), Ospa e Senac. Mais informações pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.
Fonte: Aline Guterres
Assessoria de Imprensa do I Festival Internacional Sesc de Música
(51) 3284-1998
aguterres@sesc-rs.com.br