Na noite de ontem (13) centenas de pelotenses lotaram o auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para conhecer a trajetória profissional do notável engenheiro brasileiro Eliezer Batista, de 85 anos. Com o apoio da UCPel, do Hospital Universitário São Francisco de Paula e do Diário Popular, o evento, uma iniciativa da Campanha Pronto Socorro Solidário - coordenada por Orayl Barcellos de Araújo, reuniu alunos, professores e autoridades que descobriram a importância desta figura empreendedora, uma das responsáveis por tornar o Brasil um país competitivo e globalizado.

Após a palestra do engenheiro, foi apresentado o documentário sobre a sua vida, cuja realização só foi possível após dois anos de muita insistência por parte dos produtores junto ao personagem principal – Eliezer Batista: O Engenheiro do Brasil. O filme expressa de forma clara a inteligência do homem globalizado que se comunica em sete línguas, o espírito empreendedor que alavancou a economia do país e o bom humor de quem até hoje faz piada sobra as histórias engraçadas que fizeram parte da sua trajetória.

Conforme o reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, a Universidade toca constantemente na questão do empreendedorismo, incentivando os alunos – que eram maioria no evento - a buscar exemplos e a aplicar em suas vidas profissionais as características de um bom empreendedor. “A história de Eliezer Batista é como uma aula magna de empreendedorismo. Um exemplo a ser seguido pelos nossos alunos”. Para Eliezer Batista, a divulgação do documentário é a prova de que só a educação tem o poder de mudar a realidade. “Você vale o que você sabe. Precisamos que os jovens de hoje se qualifiquem e se arrisquem para que no futuro os empreendimentos continuem a impressionar e movimentar a economia desse país”, completa.

Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos foi repassada – através da campanha Pronto Socorro Solidário - ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP). O organizador do evento, Orayl Barcellos de Araújo, fez questão de frisar que, além da causa nobre, a presença de Batista trouxe mais esperança para o empresariado regional, já que o engenheiro afirmou ter intenção de começar a investir na região sul do Estado. Antes da palestra de Batista, a UCPel aproveitou para lançar a campanha Padrinhos do PSP, com o objetivo de solidarizar as lideranças regionais e incentivar que estas adotem, através de investimentos e doações, o PS.

O Engenheiro do Brasil

O engenheiro Eliezer Batista ganhou notoriedade ao ocupar por duas vezes a presidência da companhia Vale do Rio Doce, atualmente apenas Vale, sendo considerado um dos grandes responsáveis pela sua expansão no mercado internacional. Batista atuou também na exploração de riquezas com o Programa Grande Carajás (PGC), além de liderar o Ministério de Minas e Energia do governo de Jânio Quadros e integrar as equipes de governo de João Figueiredo, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor.