Um grupo de 21 ex-alunos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) retornou no Sábado (24/09) ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), local onde realizou residência médica na década de 1990. A visita ocorre 27 anos após a formatura dos profissionais, que atualmente trabalham como médicos em diversas áreas, espalhados pelo Brasil e Exterior.

O grupo começou o dia na UCPel e depois se dirigiu até o HUSFP. Durante a visita, os médicos passaram pelo Centro Acadêmico, onde tiveram a oportunidade de reviver, por alguns instantes, o retorno à sala de aula, junto aos alunos do curso Pós-Técnico em Hemodiálise. Ao longo da semana o espaço, que funciona integrado ao complexo hospitalar, é ocupado por residência médica e por outros cursos.

“É uma honra recebê-los e saber que mesmo depois de formados ainda continuam lembrando da nossa casa”, disse o diretor do HUSFP, Márcio Slaviero, ao acolher os ex-alunos. O gestor pontuou o crescimento do hospital, ao longo dos anos, bem como a importância regional da casa de saúde para o atendimento da população dos municípios do sul do Rio Grande do Sul.

A paraninfa da turma ATM 1995-1, professora da UCPel e médica pediatra Maria Laura Mascarenhas, falou da emoção de reencontrar os alunos. “´É um reestimulo ver que estão bem, não apenas como profissionais, mas como pessoas. E que a disciplina de Pediatria foi importante na vida deles. Isso me faz continuar entusiasmada a ministrar aulas”, disse a docente que acumula 36 anos experiência na UCPel , onde também foi aluna e residente.

O médico Guilherme Bicca definiu o momento como um reencontro com as origens da formação. “São 27 anos que separam a formatura de nossa turma da UCPel e a despedida de muitos de nosso hospital. Mas nesse momento era só olhar para o rosto de cada um ao visitar o HUSFP e a UCPel e observar a emoção e a juventude daquela época de volta. Foi muito lindo”, avaliou.