A 1ª Jornada de Fisioterapia Esportiva, realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), teve sua abertura em grande estilo. O evento conta com a presença de seis fisioterapeutas do Comitê Olímpico Brasileiro. A palestra de abertura foi na tarde do dia 14, com o fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Atletismo, Rodrigo Iglesias.

“São pessoas que estão ‘no topo’ da Fisioterapia Esportiva, que estão nos trazendo suas experiências”, salientou a coordenadora da graduação, professora Patrícia Giusti. A diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da UCPel, professora Moema Chatkin, destacou a posição privilegiada do Brasil na área, inclusive atraindo atletas para tratamento. “É um importante campo de atuação da Fisioterapia que vem aumentando nas últimas décadas, tanto pelo aumento da prática esportiva quanto pelo esporte profissional”, pontuou.

A estudante do terceiro semestre de Fisioterapia, Eduarda Brandi Costa, é uma das que vislumbram a área como um campo interessante de atuação. “É bem abrangente, e podemos trabalhar em vários esportes, tanto na parte preventiva quanto após os treinamentos”, disse.

A Jornada é uma realização do curso de Fisioterapia da UCPel em parceria com a Clínica Dr. André Guerreiro. O evento prosseguiu até o dia 15, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Prevenção
Rodrigo Iglesias abordou o tema “Trabalho Preventivo no Atletismo de Alta Performance”. Atuando há nove anos no esporte, o fisioterapeuta falou sobre os elementos essenciais para a prevenção no atletismo: técnica, bom condicionamento físico, alimentação, bom aquecimento, tratamento médico/fisioterápico e também o ambiente, que engloba fatores como temperatura, umidade, vento e, principalmente, altitude. “Identificando a fadiga, tendo boa nutrição e um bom descanso, os riscos de lesão diminuem”, explicou.

O profissional falou ainda sobre o programa de prevenção no esporte, que deve ser elaborado de acordo com a forma de treinamento, direcionado para a modalidade e também de forma individualizada.

Presenças de destaque
Além de Iglesias, participam da Jornada também o fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Sub-20, Carlos Eduardo Montenegro, o fisioterapeuta responsável pelo Serviço de Fisioterapia do Comitê Olímpico Brasileiro, Henrique Jatobá, o médico da Seleção Brasileira de Atletismo e Seleção Brasileira de Futebol, André Guerreiro, o fisioterapeuta da Confederação Brasileira Desportiva Universitária, Júlio Barrichello, e o fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Judô, Fábio Minutti. O evento ainda conta com a presença do doutor em Biomecânica pela USP, Alexandre Dias Lopes.

Fonte: UCPel