O curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, na próxima sexta-feira (26), o 1º Encontro de Troca de Experiência em Gestão Financeira Hospitalar. O objetivo do evento é proporcionar uma visão da realidade do sistema de saúde em Pelotas aos acadêmicos e profissionais da área. A atividade será no Auditório Dom Antônio Zattera, a partir das 19h.

Como o próprio nome sugere, o evento visa uma troca de experiências e
conhecimento entre as instituições e os gestores da saúde do município. “O relato de outras experiências, com certeza, enriquecerá nossa discussão”, disse o acadêmico do quarto semestre da graduação e integrante da comissão organizadora do evento Vitor Santos. “Acadêmicos bem informados e com conhecimento na área em que irão atuar serão profissionais bem mais preparados”, afirmou.

Organizado pelos acadêmicos do quarto semestre do curso de Gestão Hospitalar da UCPel, o encontro abordará temas como “Contratualização:  Benefícios e  desafios”, “Alta  Complexidade: Produção porta aberta x teto financeiro” e “Urgência e Emergência: Desafios de ser porta aberta com remuneração deste setor”.

A comissão organizadora espera o apoio dos gestores e instituições de saúde comprometidas com a causa. “Esta é a hora de contribuir na formação dos futuros gestores e não apenas ficar reclamando do sistema”, declarou Santos.

O 1º Encontro de Troca de Experiência em Gestão Financeira Hospitalar é aberto à comunidade e não necessita inscrição prévia. A atividade iniciará às 18h30min. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível, realizada no próprio local.

Sexta-feira, dia 26 de novembro
19h - Relato sobre Financiamento em Gestão Hospitalar
Tema: “Contratualização: Benefícios e desafios”, “Alta Complexidade: Produção porta aberta x teto financeiro”, “Urgência e Emergência: Desafios de ser porta aberta com remuneração deste setor (programação, contratualização)”, com a farmacêutica e ex-diretora do Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre, Jussara Cony.

19h50min - Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, com o secretario municipal de saúde de Pelotas, Francisco Isaías.

20h10min - Relatos das instituições locais (15 minutos para cada dirigente)
- Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), com o administrador Eloi Tramontin.
- Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, com o administrador Antonio Augusto de Oliveira Ramos.
- Hospital Beneficência Portuguesa, com o administrador Francisco José Leal Serra.
- Hospital Escola UFPel/FAU, com o administrador Vicente Aquino.

Vestibular de Verão

Ao todo, a UCPel oferece para seu próximo processo seletivo 29 opções de graduação. O curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar é uma das opções. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via Internet ou diretamente no Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373). As provas ocorrem em 28 de novembro. Mais informações pelo telefone (53)2128.8269.