O projeto foi idealizado pela Escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) há alguns anos, mas não houve adesão por parte dos colaboradores devido ao formato apresentado.
Para retomada do projeto, a Segurança do Trabalho do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) em parceria com o curso de Fisioterapia da UCPel reformulou e implantou o programa que contempla alguns setores.
O principal objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho, bem como propiciar momentos de integração e descontração durante a jornada de trabalho.
São inúmeros os benefícios para quem participa, dentre eles o aumento da auto-estima; melhoria no aspecto psicossocial; redução de dores osteomusculares; aumento na produtividade e prevenção de possíveis afastamentos de trabalho.
Os técnicos em Segurança do Trabalho do HUSFP, explicam que o setor trabalha diretamente com a preservação da saúde dos colaboradores, portanto, está inserido em todas as atividades que envolvam a saúde dos mesmos. A estudante de Fisioterapia, Juliana Araújo Rosa, afirma os benefícios na prática da ginástica e o prazer de fazer parte do projeto.
A colaboradora Laura Terra diz ser um projeto de extrema importância, “é um benefício à saúde e nos deixa totalmente relaxada para retornar ao trabalho”, conclui.