O Grupo de Pele do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou ao longo desta terça-feira (20) atividade alusiva ao Dia Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão. A ação educativa foi voltada aos pacientes internados com foco no auto cuidado, além de orientações aos seus cuidadores e familiares sobre os cuidados com a pele e a prevenção de lesões por pressão.

Realizada nas enfermarias do HU, a dinâmica foi desenvolvida em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Grupo de Pele do Hospital Escola (HE UFPel) e está inserida na I Semana Integrada de Prevenção de Lesões por Pressão de Pelotas.

“A Semana Integrada envolve todos os hospitais da cidade neste sentido de prevenção. No HU realizamos uma ação de educação em saúde nas unidades”, explica a Coordenadora do Grupo de Pele do HU, Enfermeira Luíza Ávila.

Grupo de Pele

O Grupo de Pele do HUSFP foi fundado em 2013 e inicialmente coordenado pela Enfermeira Luciane Higa. Após breve período inativo, teve sua reativação em 2016 com nova proposta de atuação. Sob nova coordenação,o grupo multiprofissional tem suas ações reestruturadas e passa a atuar através de outras possibilidades de intervenções preventivas e tertapêuticas.

Ativo há mais de um ano, o Grupo de Pele do HU realiza importante trabalho na prevenção e tratamento de lesões, reforçando assim a otimização dos serviços prestados aos pacientes internados. “É preciso levar em consideração que esta atividade também é de fundamental importância para a segurança dos pacientes”, reforça a Coordenadora.

As ações desenvolvidas rotineiramente têm foco na prevenção de lesões cutâneas através de capacitações e treinamentos para os colaboradores das equipes assistenciais. O Grupo de Pele conta com os demais colaboradores do hospital como multiplicadores de importantes orientações. “Os profissionais da equipe de enfermagem do HU reproduzem as ações recomendadas pela equipe especializada do Grupo de Pele e orientam os seus pacientes conforme nossas informações. Este trabalho em conjunto é fundamental para a prevenção de lesões e contribui de forma extremamente importante para a evolução positiva das lesões tratadas”, revela. Além disso, são realizadas ações educativas, esclarecendo dúvidas e repassando orientações à pacientes, familiares e cuidadores referentes à prevenção de lesões.

A proposta de realização das intervenções terapêuticas é sustentável, visto que grande parte das coberturas utilizadas para realização dos cuidados com a pele e tratamento de lesões são produzidas na Farmácia Escola da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Composição:

Enfermeiros:

Luíza Ávila (Gerência de Risco e coordenadora do Grupo de Pele)

Juliano Farias (UTI Geral)

Patricia Rodrigues (UTI Geral)

Farmacêuticos:

Marco Saleh