A falta de tempo não servirá como justificativa. Neste ano, o Dia Nacional do Doador, no dia 25, será estendido para uma semana em Pelotas. A expectativa do Hemocentro é coletar 500 bolsas de sangue durante a mobilização entre segunda (23) e sexta-feira. O processo de informatização do sistema foi concluído no dia 20 e pretende agilizar o atendimento, que deve levar em média 30 minutos.

Quem der sua contribuição ao banco de sangue receberá brindes, como camisetas, adesivos e botons. “O objetivo é conscientizar sobre a importância da doação de sangue”, disse o diretor do Hemocentro, Guilherme Bergmann, sobre o Dia Nacional do Doador e a semana de campanha criada na cidade.

Nesta sexta foi encerrada a capacitação dos 38 funcionários com uma equipe do Ministério da Saúde sobre o Sistema Hemovida. O processo de informatização é implantado nos hemocentros públicos do país com a finalidade de garantir a segurança nos dados informados, agilizar a doação e racionalizar os custos. Em Pelotas, foram instalados 13 computadores e um servidor de rede, entre outros equipamentos. Bergmann afirma que está prevista para a próxima semana a chegada de oito computadores novos.

Serviço
O quê: Semana do Doador de Sangue
Quando: de 23 a 27 de novembro
Onde: Hemocentro de Pelotas
Horário: das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia
Endereço: avenida Bento Gonçalves, 4.569
Observação: podem doar pessoas com idade entre 18 e 65 anos, em bom estado de saúde, estar alimentado e pesar acima de 50 quilos. É preciso apresentar documento de identidade.

Fonte: Diário Popular