Higiene oral em ambiente hospitalar: uma barreira às infecções. Este é o tema que um grupo de alunos do curso de Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) resolveu abordar nas disciplinas de Gestão de Projetos e Prática de Gestão de Projetos. A ideia foi desenvolver um projeto de responsabilidade social que envolvesse alguma Instituição da região.

O local escolhido foi o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), cuja equipe de técnicos em enfermagem foi alvo de uma capacitação sobre a importância da higienização oral em pacientes hospitalizados, como forma de impedir a infecção hospitalar. “Conseguimos atingir um grande número de colaboradores orientando-os sobre a importância da higiene oral. Com certeza, o projeto superou as nossas expectativas”, revelaram os integrantes do grupo.

Conforme uma das componentes do grupo, Zaira Perleberg, a higienização oral em pacientes acamados promove uma diminuição dos nichos de infecção e, conseqüentemente uma melhor qualidade de vida em um menor tempo de internação, como benefício quantitativo e qualitativo para os pacientes. “É um projeto viável por ser simples, rápido, de baixo custo e, cujos passos, são informados nos cursos preparatórios de técnicos de enfermagem. Além disso, hoje, nos hospitais de Pelotas, só é realizado nas UTIs, nas clínicas particulares e convênios”, afirmou.

Ela conta que academicamente o projeto deu uma contribuição fundamental ao grupo ensinando os passos para o planejamento e a execução de uma idéia em benefício de outras pessoas. “Para nós foi uma forma de crescimento, de adquirir novos conhecimentos, envolvimento e desenvolvimento profissional”, afirmou Zaira.