Em comemoração ao Dia da Enfermagem, celebrado no dia 12 de maio, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou nos dias 12 e 13, uma confraternização que reuniu grande parte dos profissionais de enfermagem do Hospital. Durante a festa, estes receberam uma pequena lembrança do “Chico” destacando a importância que cada enfermeiro tem para o Hospital.

O dia 12 de maio foi escolhido para comemorar mundialmente o Dia da Enfermagem em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna mundial, que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, também comemora-se a Semana da Enfermagem, instituída em meados dos anos 40 em homenagem tanto à Florence Nightingale quanto a Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Mensagem de Florence Nightingale

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”.