O Hospital Universitário São Francisco de Paula participa, neste sábado (19), da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, organizada em nível local pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacina será também disponibilizada no Ambulatório e nas três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Hospital: Santa Terezinha, Pestano e Fátima.

Todas as crianças de zero a cinco anos devem ser levadas pelos pais ou responsáveis para receber as duas gotinhas de imunização, que serão fornecidas das 8h às 17h na zona urbana e das 8h às 16h na zona rural, em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde de Pelotas e em postos volantes que serão montados em diversas partes da cidade.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é conseguir vacinar 95% do total de 22.158 crianças de zero a cinco anos que residem no Município. Embora a paralisia infantil tenha sido erradicada do Brasil em 1989, o Departamento de Saúde Pública enfatiza a importância da campanha. “É importante destacar a necessidade de continuar vacinando as crianças que já participaram da primeira etapa da campanha. Não podemos deixar que a paralisia seja reintroduzida no Brasil e, para isso, é fundamental a conscientização dos pais e responsáveis”, explicou a enfermeira do Departamento de Saúde Pública, Eliedes Ribeiro. A vacina é gratuita e o responsável deve levar a carteirinha de vacinação da criança.

A segunda etapa da campanha, que estava previamente agendada para o dia 22 de agosto, foi adiada por determinação do Ministério da Saúde, devido à pandemia de gripe, a H1N1.