Dando sequência ao quarto dos dez passos que compõem o programa Hospital Amigo da Criança, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) lançou na manhã de quinta-feira (05) o Projeto pela Vida. O evento reuniu dezenas de profissionais interessados em conhecer a linha de roupas criada e confeccionada por alunas do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) especialmente para as mamães usarem na hora do parto e para tranquilidade e conforto do bebê.

O projeto prevê o favorecimento do contato entre mãe e bebê logo após o parto, evitando que estes sejam separados, caso não haja razão médica para isto. A ideia é criar uma roupa que facilite o contato pele a pele entre mãe e bebê e que mantenha o recém-nascido aquecido. A nutricionista materno-infantil do HUSFP, Rejane Radunz, explica que a nova roupa vai contribuir para a melhor adaptação do bebê à amamentação, o que trará muitos benefícios para a criança e para a mãe, fortalecendo os vínculos de amor entre os dois.

Conforme Rejane, ao longo de todo projeto vários profissionais opinaram e contribuíram com suas vivências profissionais, entre eles, a Drª Luisa Novaes, da Pediatria, o Dr. Gil Nei Pinheiro, da Maternidade, a Gerente de Enfermagem do HUSFP, Mara Thurow, além de vários colaboradores da maternidade. “Gostaria de agradecer especialmente ao Dr. Sílvio Reis, grande apoiador do projeto e que, através da sua longa experiência em maternidade, auxiliou na finalização deste”, afirmou.

Para o diretor de assistência do HUSFP, Dr. Silvio Reis, a participação do curso de Design de Moda neste projeto tão ligado a assistência e que busca incentivar o aleitamento materno, reforça a característica do Hospital como uma Instituição de ensino. “Hoje somos exemplo na região no atendimento materno-infantil. Isto só é possível devido ao trabalho incansável de nossos profissionais, sempre em busca de práticas assistências qualificadas e humanizadas, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde”, destaca o diretor.

Trabalho destaque

Atualmente, a maternidade do Hospital São Francisco oferece vários programas que auxiliam no processo gestacional e pós-parto. Além de investir nas mamães que vem ao Hospital ganhar seus bebês - através de programas como o Parto Humanizado, o Maternidade Segura para gestantes de alto risco, a Casa da Gestante, o Mãe Canguru, o projeto Nascer e o projeto Pela Vida, o “Chico” se preocupa também com as gestantes, promovendo todos os anos várias edições do Curso de Gestante. “Temos profissionais maravilhosos que se empenham em prol dos pacientes. Médicos, enfermeiros, técnicos, enfim, todos que atuam aqui, estão unidos em busca de um mesmo ideal, a promoção de uma assistência humanizada para mães e bebês”, afirmou a gerente de Assistência do Hospital, Mara Thurow.