De 02 a 06 de agosto, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) promoverá uma série de ações em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), a semana tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, e envolve mais de 120 países.

Segundo a nutricionista materno-infantil do HUSFP, Rejane Radunz, este por ser um Hospital Amigo da Criança (HAC) tem o dever de incentivar atividades e eventos que informem a população sobre a amamentação. “Isto demonstra o porquê de termos o título de HAC, afinal estamos contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nossas crianças”, afirmou. Conforme a nutricionista, o Hospital já vem se destacando na região como referência materno-infantil, servindo de exemplo para vários Hospitais do Brasil que apóiam o aleitamento materno.

Programação

Na programação da semana da amamentação do HUSFP, cujo tema é “Amamentar é Amar”, estão previstas apresentações artísticas, palestras e encontros sobre amamentação e o lançamento do Projeto Vida, que ocorre no dia 05 de agosto, a partir das 9h30, no anfiteatro do Hospital. Além disso, no dia 06 de agosto ocorre o 1º Curso de Manejo Clinico da Amamentação, direcionado aos profissionais das unidades básicas de saúde do município. “Através desta capacitação, queremos ressaltar o quanto é importante a continuidade do nosso trabalho pelas UBS para que não ocorra o desmame precoce”, revelou a nutricionista.

Projeto Vida

Dando sequência ao quarto dos dez passos que compõem o programa Hospital Amigo da Criança, o HUSFP prepara-se para lançar o Projeto Vida que prevê o favorecimento do contato entre mãe e bebê logo após o parto, evitando que estes sejam separados, caso não haja razão médica para isto. Para isto, foi criada, por alunas do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), uma roupa de parto que facilita o contato pele a pele entre mãe e bebê e que mantém o recém-nascido aquecido.