Dando sequência ao quarto dos dez passos que compõem o programa Hospital Amigo da Criança, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) prepara-se para lançar o Projeto Vida. Considerado pela nutricionista Rejane Radunz um dos projetos mais importantes no setor materno-infantil do Hospital, este prevê o favorecimento do contato entre mãe e bebê logo após o parto, evitando que estes sejam separados, caso não haja razão médica para isto. A ideia é criar uma roupa de parto que facilite o contato pele a pele entre mãe e bebê e que mantenha o recém-nascido aquecido.
O projeto conta com o apoio do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que, através de seis alunas do curso, irá criar e confeccionar uma linha de roupas especial para as mamães e os bebês usarem após o parto. Conforme Rejane, ao longo de todo projeto vários profissionais opinaram e contribuíram com suas vivências profissionais, entre eles, a Drª Luisa Novaes, da Pediatria, o Dr. Gil Nei Pinheiro, da Maternidade, e a Gerente de Enfermagem, Mara Thurow. “Gostaria de agradecer especialmente ao Dr. Sílvio Reis, grande apoiador do projeto e que, através da sua longa experiência em maternidade, auxiliou na sua finalização”, revelou.
Ela explica ainda que, através do Projeto Vida, o Hospital vai contribuir para a redução das taxas de mortalidade infantil, tornando-se referência em atendimento materno-infantil para outras Instituições. O Projeto Vida será apresentado na primeira semana de agosto, durante as comemorações da Semana Mundial de Amamentação, cujo tema será o programa Hospital Amigo da Criança.