HOSPITAL UNIVERSITÁRIO COMEMORA ANIVERSÁRIO COM HOMENAGENS

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) comemora amanhã (27), 62 anos de fundação. Para marcar a data, haverá a entrega de homenagens aos colaboradores que contribuíram para o histórico de crescimento e desenvolvimento do HU, no projeto “Quem Faz História No Chico”.

Ao todo, o HU irá homenagear 66 funcionários esse ano, que completam 10, 20 e 30 anos de serviços prestados. Eles receberão pins de bronze, prata e ouro respectivamente, que são broches que identificam o tempo de casa. Como nesse ano não acontecerá o evento comemorativo, por conta das ações de prevenção e combate ao COVID-19, os destaques receberão das mãos dos coordenadores e supervisores dos setores as suas homenagens.

Inaugurada em 27 de junho de 1958, a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A teve como ideia inicial uma casa de saúde. O projeto foi mais longe e se transformou num dos maiores e mais moderno hospital do interior do estado. Em 15 de fevereiro de 1976 a UCPel, através do bispo da diocese e reitor da instituição, Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle acionário da instituição. Em 1º de agosto do mesmo ano, a Universidade assumiu o comando do Hospital e assim surgiu o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas. O nome de hoje, Hospital Universitário São Francisco de Paula, veio em 1996 para fortalecer a identidade do estabelecimento e homenagear o padroeiro da cidade.

Referência em nefrologia e maternidade de alto risco, o HU tem capacidade para 267 leitos e atualmente trabalha com 1.095 funcionários. É referência também do Sistema Único de Saúde – SUS na Região Sul do Estado. Oferece cobertura ao único serviço de Pronto Socorro de Pelotas, contíguo ao Hospital, prestando serviço aos 21 municípios da área de abrangência, que totaliza um milhão de pessoas. É credenciado pelo Ministério da Saúde e Educação como “Hospital de Ensino” e credenciado como Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde/UNICEF.

Para o Diretor de Assistência do HUSFP, Dr. Edevar Rodrigues Machado Júnior, sob a perspectiva de um Hospital, nestes 62 anos foi feito o extraordinário, tornando-o o mais relevante complexo de saúde da região. "O HU significa muito além do estreito conceito de hospital; junto com as demais unidades de saúde vinculadas, exerce a assistência, o ensino e a pesquisa. Celebramos hoje uma história extraordinária que começa no ideal de Dom Antônio Zattera, passa pelo presente de desafios e novas conquistas, e se projeta em um futuro promissor que nos move com confiança”, afirma o diretor.

QUANDO O CHICO FAZ ANIVERSÁRIO, QUEM ESTÁ DE PARABÉNS É VOCÊ

Com esse slogan, outras ações estão previstas para comemorar o aniversário do Chico. Com todas as precauções tomadas para não disseminar o vírus, o setor de comunicação preparou algumas surpresas aos demais colaboradores. Todos receberão guloseimas no dia que antecede o aniversário, e no sábado todos os funcionários que estiverem trabalhando receberão cupcakes, que são mini bolos individuais, para celebrar a data. Será lançado também o “Pílulas do Chico”, um informativo interno que passará a comunicar o que é notícia no Hospital. E para encerrar, será apresentado para a comunidade o vídeo comemorativo dos 62 anos, com depoimentos dos diretores e colaboradores que fazem a história do Chico acontecer.