Na manhã desta quinta-feira (15), o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) apresentou à comunidade as instalações do novo setor de convênios, a Ala Nossa Senhora de Guadalupe. O espaço foi inaugurado na presença de autoridades e colaboradores, com direito a comemorações e homenagens.

O novo setor possui oito quartos, 14 leitos, um posto de enfermagem, sala de utilidades, sala de procedimentos, sala de estar para acompanhantes e familiares. A área total é de 425,45 m2. O local é considerado um passo a mais na busca do Hospital pela auto-sustentabilidade. “Hoje é um dia muito especial. Mais um sonho se torna realidade”, disse o diretor de assistência do São Francisco, médico Sílvio Reis. De acordo com ele, a nova ala é parte de um empreendimento imaginado pelo qual se luta há bastante tempo. “É a primeira fatia da obra que estamos entregando à comunidade de Pelotas e Zona Sul”, disse.

O diretor de gestão do Hospital, Elói Tramontin, agradeceu o apoio dos colaboradores e empresas parceiras na construção do local. Na oportunidade, também foi prestada homenagem ao bispo emérito de Pelotas, Dom Jayme Chemello. Sua foto foi descerrada na Ala Nossa Senhora de Guadalupe, juntamente com uma gravura da padroeira do setor. “Dom Jayme foi o inspirador da nossa Visão, que é ‘expressar na assistência o amor a Deus e ao próximo segundo o Evangelho’”, destacou Tramontin. Ao encerrar a solenidade, Dom Jayme também proferiu a bênção para o local.

Fazendo a diferença na comunidade
A emoção também esteve presente na cerimônia, que contou com a apresentação de uma história real vivenciada no São Francisco. Ao receber uma carta de agradecimento da paciente Berenice Chagas, o diretor de gestão convidou-a para participar da cerimônia. Sua correspondência, onde ressaltava o fato de ter sido tratada com total acolhimento, foi lida durante a solenidade. “Diariamente, apesar de lidarem com a dor alheia, estavam sempre com sorriso no rosto. Ao ir embora, parecia que o Hospital inteiro havia trabalhado para mim. Estou encantada”, salientou. Rosas, em sinal de agradecimento, foram distribuídas por Berenice, e músicas foram cantadas pelos colaboradores, que emocionaram os presentes.

Confira Aqui as fotos da inauguração.