Com o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde da importância da alimentação adequada para o processo de recuperação do paciente, foi realizado hoje, quarta-feira (12), o primeiro NutriDia Brasil, uma avaliação que será feita simultaneamente em 25 hospitais brasileiros, com o intuito de analisar a consciência de toda a equipe hospitalar em relação à identificação e tratamento da desnutrição, assim como avaliar a aceitação da dieta hospitalar e quais as principais razões dos pacientes que não a aceitam adequadamente. Evento semelhante já acontece na Europa desde 2006 e é chamado de Nutrition Day.    

O Hospital Universitário São Francisco de Paula foi a primeira instituição no Brasil onde esta avaliação foi aplicada para verificar se a tradução dos questionários europeus estavam adequados a nossa realidade. Depois de aprovada pelo Comitê de Ética da Santa Casa, foi feito um pequeno estudo piloto, cujos resultados foram apresentados, em 2008, no Congresso da Sociedade Européia de Nutrição Parenteral e Enteral pela coordenadora nacional, Dra. Maria Cristina Gonzalez.     

Este ano, o Hospital São Francisco é um dos hospitais que participarão deste projeto e terá as avaliações aplicadas em seus pacientes e em suas Unidades Clínicas e Cirúrgicas. Além dele, a Santa Casa de Misericórdia e Hospital da Fundação de Apoio Universitário (FAU) também participam do projeto. “Após 30 dias, começará a ser feita a conclusão dos resultados, onde serão analisados como evoluíram os pacientes avaliados no NutriDia Brasil e relacionar esta evolução com a maneira que o paciente estava se alimentando no hospital” explicou a Dra. Maria Cristina.

Para a aplicação desta avaliação, é de fundamental importância a participação dos colaboradores dos hospitais, por isso, a equipe de Terapia Nutricional reuniu os voluntários para realizar um treinamento para aplicação dos questionários do projeto.

Para maiores informações sobre e o Nutri Dia Brasil, basta entrar em contato através do e-mail: nutridiabr@hotmail.com.