O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) aderiu ao Programa 6S, um projeto que busca combater os desperdícios e reduzir custos. O programa faz parte dos projetos estratégicos da área de Assessoria de Planejamento, Controle e Gestão da Qualidade (APCGQ) do hospital e teve seu início nessa semana, com o Dia do Descarte.

A implantação desse novo sistema de gestão tem como base a filosofia japonesa 5S: Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Saúde e Senso de Disciplina ou Autodisciplina, que busca instaurar padrões de produtividade e satisfação em ambientes empresariais. No HU o objetivo é promover uma mudança cultural, estabelecendo padrões de conduta individuais e coletivas que façam com que a instituição evolua, fazendo com que todos pensem diariamente no bem comum.

Para isso foi formado um Comitê, onde cada multiplicador conduzirá junto a supervisores e coordenadores uma avaliação sobre materiais, arquivos, equipamentos e recursos das áreas para separar o que tem utilidade e o que não tem, o que necessita ser descartado e o que necessita ser arquivado, consertado ou organizado. A primeira ação foi o Dia do Descarte, que aplicou o Senso de Utilização e promoveu o engajamento de todos os colaboradores.

A ideia é que o programa seja executado de forma continuada com ações periódicas, pensadas e conduzidas pelo Comitê, com supervisão da APCGQ. Para o Supervisor da Qualidade, Paulo Menezes Rubin, o cerne do projeto é mexer com a zona de conforto das pessoas. “Queremos estimular as áreas a aderir a uma cultura de padronização, disciplina e melhoria, que resultará em maior eficiência dos processos dentro do Hospital”, afirma.

Para o programa desenvolvido pelo HU, foi acrescentado o Senso de Sustentabilidade, que se baseia na utilização de alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. O Diretor de Gestão, Maurício Romel Lopes Karini, explica que a história da qualidade está no Hospital desde o ano 2000 e agora será retomada. “A cultura da excelência retorna ao HU. Aliado ao Programa 6S, vamos avançando nas ferramentas para alcançarmos o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, é a retomada dos modelos de qualidade que já eram muito fortes, e agora desafiamos os setores para se engajarem nessas práticas e processos do nosso modelo de gestão,” finaliza.