O Hospital Universitário São Francisco de Paula - HU assinou contrato do Programa Saúde Ativa, em solenidade nessa sexta-feira (07) com a Prefeitura Municipal de Pelotas. O programa ampliará serviços de média complexidade e beneficiará pessoas de Pelotas e outros 27 municípios da região. O programa prevê o pagamento de um adicional de produção para aumentar o número de consultas, exames e cirurgias eletivas no hospital, e começa a vigorar em março.

Na ocasião a titular da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas – SMS, Roberta Paganini, explicou que, mensalmente, os hospitais credenciados disponibilizam à SMS as agendas disponíveis para atendimento nas mais diversas áreas. Em seguida, a SMS entra em contato com os usuários para marcar a data do exame, consulta ou cirurgia, conforme a lista de espera. “Em alguns casos, é o próprio hospital que marca o procedimento, mas antes entra em contato com a Secretaria para saber quem está na lista e qual a ordem”, afirmou Roberta. Por exemplo: se o hospital libera 50 consultas com um dermatologista, a SMS entra em contato com as 50 primeiras pessoas da lista para agendar o procedimento. O Diretor de Gestão do HUSFP, Maurício Karini, destacou o aspecto econômico do Programa. Segundo ele o lado social da iniciativa é o ponto mais relevante, por meio da ampliação de procedimentos.

SAÚDE ATIVA – O Programa Saúde Ativa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pelotas para reduzir filas de exames, consultas e cirurgias de média complexidade. O município investirá quase R$ 5 milhões neste ano, em adicional de produção para que os hospitais ampliem as ofertas de atendimento. Os recursos adicionais serão provenientes do tesouro municipal e de emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões.