O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) celebra nesta quinta-feira (27) 61 anos de assistência a saúde para a comunidade de Pelotas e Região Sul. A Missa em Ação de Graças deu início as comemorações e foi seguida do relançamento da Campanha Amigos do Chico, com objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância das doações para a instituição.

Os Amigos do Chico são pessoas físicas, empresas ou organizações que ingressam na área social da construção da cidadania, firmando parcerias com o hospital. Essa parceria vem somar-se aos nossos esforços constantes de modernização, ampliação dos serviços e da capacidade de assistência, buscando excelência na qualidade dos serviços prestados e promovendo o papel da Responsabilidade Social das organizações.

O HU homenageou as empresas e pessoas que participam ativamente desta história com doações durante café da manhã. Já são Amigos do Chico: Tintas Coral Akzonobel, Aquarela Tintas, Pincéis Atlas, Doutor Multas, Alfa Pinturas Prediais, Sicredi, Ecosul, Panvel, Postos Paulo Moreira, Pedro Trindade Negócios Imobiliários, Lifemed, Studio Luz, Krolow, Tordilho Alimentos, Charqueadas Transportes, Júlio Moura, Moacir Gonçalves, Grupo de Apoio, Rotary Pelotas, Rotary Centenário, Rotary Pelotas Norte, Rotary Pelotas Oeste, Rotary Princesa do Sul, Rotary Pelotas Suleste.

O empresário Moacir Gonçalves atua no ramo de distribuição de hortifrutigranjeiros e lembra que há mais de 25 anos contribui com o HU. “É uma missão que tenho. Sei das necessidades da instituição e, graças a Deus, tenho condições e consigo fazer o que tanto gosto que é ajudar. Tudo que está ao meu alcance eu dôo ao hospital", disse muito emocionado.

O Policial Rodoviário Federal aposentado, Júlio Moura, tem se dedicado a reforma dos quartos da Clínica Médica do HU doado todos os materiais necessários para a obra, além de dedicar seu tempo e esforço – já que está realizando com as próprias mãos. “Meu objetivo é dar uma condição de estadia melhor aos pacientes internados. Como eu posso ser feliz vendo tantas pessoas sofrendo? Então se eu posso proporcionar um lugar com mais dignidade para estas pessoas eu farei. Eu sofro quando o meu semelhante também sofre. É o meu jeito de levar a vida", disse Moura que já participou de outras reformas na instituição além de doar equipamentos.

COLABORAÇÃO

O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, José Carlos Bachettini Júnior, valorizou a vertente acadêmica da instituição e incentivou a comunidade a participar deste processo colaborativo. “Desenvolvemos profissionais que ajudam as contribuem e ajudam as pessoas com o conhecimento que adquirem ao longo de sua formação, integrando ensino e assistência. É com grande alegria que recebemos os apoiadores do hospital e empresários da cidade para homenageá-los. Este é um desafio que a sociedade de Pelotas e Região Sul precisa aceitar. A Universidade Católica e a gestão do hospital lutam para manter a sustentabilidade desta casa que atende, sem nenhuma restrição, a todos. Porém a sociedade precisa compreender que sozinhos nós não vamos conseguir. Já temos uma parcela desta sociedade que colabora porém Pelotas tem 380 mil habitantes e a região tem 1 milhão de habitantes. Os apoios que temos são importantes mas ainda é muito pouco", disse Bachettini em apelo.

MISSÃO

Em discurso emocionado, o Diretor de Assistência do HU, Edevar Rodrigues Machado Júnior, ressaltou que “quem tem muitas prioridades não tem nenhuma, e a nossa é amar ao próximo". O Diretor lembrou momentos marcantes vivenciados pela instituição ao longo de seis décadas e revelou que as perspectivas para o futuro são positivas. “61 anos é evidentemente uma data muito especial porque representa uma trajetória longa. Planejamos um futuro promissor, de muito crescimento do hospital. Crescimento na assistência da comunidade da região, o que é de uma relevância muito grande quando tratamos da saúde", avaliou. “Cuidamos do bem mais precioso das pessoas, que é a vida. Os hospitais são retaguardas importantes para preservação deste bem maior. Nesta data se renova também o nosso desejo e missão de assistir a comunidade com excelência", completou.

CONHECENDO O HU

Os Amigos do Chico, colaboradores e demais convidados foram conduzidos pela direção em um tour pela instituição. Neste breve passeio todos puderam conhecer a realidade das principais alas do hospital. O grupo foi recepcionado na entrada do hospital e visitou Laboratório de Análises Clínicas, Maternidade, Clínica Médica, Pediatria, UTI Pediátrica e Neonatal, Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico.

ANIVERSÁRIO

Ao final da manhã de comemorações os convidados entoaram parabéns ao aniversariante, no hall da Maternidade. Foram distribuídos cupcakes para os participantes, que aproveitaram para garantir muitos registros deste momento com o Chico.

SEJA AMIGO DO CHICO

Você e a sua empresa também podem ser Amigos do Chico e ainda serem beneficiados por essa atitude. A sua colaboração ajuda o maior centro médico de Pelotas a continuar cuidando da comunidade. Entre em contato para mais informações pelo telefone 2128-8368 e saiba mais em husfp.ucpel.edu.br/apoio-social/amigos-do-chico

Clique aqui e confira mais fotos desse dia super especial!